1 de outubro de 2020

Sobre o 1º capítulo de Provérbios

Instigado por uma corrente criada no twitter (#proverbios30dias) escreverei, se o Senhor permitir, reflexões sobre todo o livro de Provérbios. Deus nos dê sabedoria para compreender todas estas coisas!

Inicialmente, quero deixar claro que a bíblia, ao meu ver, é um livro sobre Jesus Cristo. Logo, busco algo sobre ele também em Provérbios. Vejamos: 

"Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;

Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.

Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade;

Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso;

O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;

Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução."

Estes primeiros sete versículos apresentam aquele que escreve, Salomão, indicando-o como filho de Davi (como Jesus é chamado em Marcos 10:47, por exemplo) e rei de Israel (como vemos Jesus ser chamado em João 1:49). Além disso, a finalidade do que está escrito é apresentada: para instruir os ignorantes. Considerando que, mesmo se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber (1 Coríntios 8:2), este livro é para todos nós. Todos somos tolos, diante da sabedoria de Deus, a não ser que o Senhor nos faça sábios (como aqui ocorre com Salomão, embora ele mesmo tenha feito muitas tolices, conforme está escrito em 1 Reis 11).

No entanto, há algo ainda mais edificante neste começo de Provérbios: o temor do Senhor é o princípio do conhecimento. Para falar sobre essa passagem, refletindo sobre diferentes temores, vamos ler o restante dos versículos presentes no capítulo:

"Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,

Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.

Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites.

Se disserem: Vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo;

Traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova;

Acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos;

Lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa!

Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas;

Porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue.

Na verdade é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave.

No entanto estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e espreitam suas próprias vidas.

São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.

A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz.

Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:

Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós
insensatos, odiareis o conhecimento?

Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.

Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,

Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão,

Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor.

Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia.

Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão.

Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor:

Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão.

Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.

Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá.

Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal."

Dos versículos 8 a 33, percebemos que há bens que a sabedoria dá, simbolizados pelo diadema e pelos colares, e há bens que os pecadores prometem. Percebam que o bem dará, mas o mal apenas promete; isso ocorre porque as promessas de Satanás não são cumpridas.

"Ora", um incrédulo poderá dizer, "e por que há tantos maus que possuem tanta riqueza?"

Porque a sabedoria dada por Deus não necessariamente garante o tipo de riqueza que os ricos da Terra possuem. Jesus, em Lucas 12, conta a história de um rico que, tendo muitos bens terrenos, se alegra na sua prosperidade, sem saber que em breve morreria. "Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus" (Lucas 12:20,21).

Enquanto isso, o justo vive pela fé, sabendo que, mesmo sem possuir ouro ou prata, ajunta tesouros para si nos céus. Talvez por isso esteja escrito que "é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave", já que o prêmio do sábio ainda não é visível, como esta rede não deve ser, caso alguém queira capturar um pássaro que sirva como prêmio. Talvez.

Isto não significa que o sábio é sempre pobre; mas que, na verdade, ele nem sempre é rico aos olhos do mundo.

Estas coisas possuem relação com o temor do Senhor, citado anteriormente. Porque, se agimos para o Senhor e sem receber as glórias presentes neste século, agimos mesmo assim com alegria, pois o temor de não fazer a vontade de Deus é maior que a vontade de ser rico. Se, porém, vivemos em prol do ouro do presente século, já não há temor de Deus em nós, mas medo da miséria.

Prosseguindo, há ainda outro temor citado neste capítulo: o temor futuro dos ímpios. Ao citá-lo, Deus deixa claro que haverá um momento em que os maus clamarão por Ele - mas Ele não os ouvirá. Que, quando houver tormenta em seus corações, o Senhor não virá em socorro deles.

Mas saibam que este momento ainda não chegou, saibam que hoje ainda é o dia da salvação. Clame por sabedoria a Deus agora, por pior que você seja, enquanto é tempo; peça por entendimento ao Senhor enquanto é hora. Se eu, sendo mau, crendo em Cristo fui salvo, você também será.

Para refletir ainda sobre todas estas coisas, especialmente sobre a riqueza dos maus, leia o Salmo 73 -  que é, inclusive, aquele que mais fala ao meu coração.

E até o próximo capítulo!

2 comentários:

  1. Excelente, muito boa a explanação! Como em outras traduções: "O temor do SENHOR é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução" (Provérbios 1.7). Logo, não podemos ser enganados pela loucura desse mundo inimigo de Deus, pois, a sabedoria de Deus é Jesus, Ele: a oferta de reconciliação entre Deus e os homens! Em Jesus temos a sabedoria da Paz com Deus!

    ResponderExcluir