3 de outubro de 2020

Sobre o 3º capítulo de Provérbios

O capítulo 3 é iniciado com exortações relativas à lei. Vejamos:

"Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.

Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.

Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.

E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.

Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.

Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;

E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares."

A lei citada nestes capítulos iniciais é a lei dada por Deus a Israel por intermédio de Moisés. Embora os 10 mandamentos sejam mais conhecidos, há centenas de ordenanças, que incluíam desde instruções relativas à alimentação, até proibições alimentares e a apresentação do dízimo (também citado nessa passagem). Em Provérbios é dito que tais mandamentos aumentariam os dias e anos de vida, evidenciando este livro como um guia para sabedoria terrena - embora, como dito anteriormente, possamos aprender muito dele, à luz de Cristo, já que "toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" (2 Timóteo 3:16,17).

Há, também, a indicação para que tal lei seja escrita "na tábua do teu coração". Ora, se a lei dada a Moisés foi recebida em tábuas de pedra escritas pelo dedo de Deus, ainda mais profunda estará no homem que a carregar em seu coração! Porém, há de se entender que há diferentes alianças estabelecidas por Deus, e a lei que Ele escreve nos corações dos que creem em Cristo é distinta da primeira aliança. Vejamos: "Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, não segundo a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo; e não ensinará cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar" (Hebreus 8:8-13).

E qual é o novo mandamento?

O Senhor Jesus disse: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (João 13:34,35).

Carreguemos, pois, esse amor profundamente escrito em nosso ser!

Leiam, também, que na carta de Paulo aos Romanos é dito sobre aqueles que não receberam a lei dada a Moisés, mas mesmo assim trazem os ensinamentos escritos em seus corações: "Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho" (Romanos 2:14-16).

Prosseguindo com a leitura do capítulo de Provérbios:

"Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão.

Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;

Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.

Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.

Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra.

Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz.

É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm.

O Senhor, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus.

Pelo seu conhecimento se fenderam os abismos, e as nuvens destilam o orvalho.

Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;

Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço.

Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará.

Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares.

Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier.

Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados."

Aqui é dito que o Senhor repreende quem ama, "assim como o pai ao filho". Em Hebreus 12:6 lemos: "Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho". É pequena a diferença de palavras utilizadas, mas é enorme a diferença dos seus significados. Em Provérbios, o tratamento é como de filhos, porque Cristo ainda não tinha vindo; em Hebreus, porém, já somos recebidos como filhos! Como está escrito: "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:9-13).

Se agora somos filhos, no entanto, ainda é semelhante o tratamento dado outrora aos amados por Deus. Nosso Pai, sabendo do que a gente precisa aprender, muitas vezes nos corrigirá com açoites. Felizes seremos por isso! Mesmo que doa, a poda será para o nosso crescimento.

Assim sendo, mesmo as promessas feitas aos que amam a Deus podem não ser imediatas. Sobre esse aspecto da recompensa dos justos não ser pra já, leiamos Hebreus 11:37-40: "Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados". E Romanos 8:36,37: "Como está escrito: por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou".

Suportemos, então, o tempo de dores; pois o tempo da alegria, aos que amam a Deus, já está próximo.

Adiante, em Provérbios 3:27-35 está escrito:

"Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo.

Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo.

Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente.

Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal.

Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos.

Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade.

A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará.

Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos.

Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha."

Para finalizar, gostaria de diferenciar o que é proposto aqui do que nos é proposto em Cristo. Vemos que é dito para "fazer o bem a quem o merece"; o Senhor Jesus diz, porém, "fazei bem aos que vos odeiam" (Lucas 6:27).

Em Cristo, somos incitados a fazer o bem a todos os homens, não apenas aos que "merecem".  Em Cristo, somos incitados a dar a outra face. Vejamos um lindo resumo desta postura, dada pelo Senhor a nós como instrução, em Romanos 12:18-21: "Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem".

Até o próximo capítulo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário