5 de outubro de 2020

Sobre o 5º capítulo de Provérbios

 O cerne do capítulo 5 de Provérbios é a fidelidade. A figura da "mulher estranha", que fala docemente mas leva à morte, é confrontada com a figura da esposa fiel, fonte de água pura. Vejamos:

"Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido;

Para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento.

Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.

Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.

Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno.

Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás.

Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca.

Longe dela seja o teu caminho, e não te chegues à porta da sua casa;

Para que não dês a outrem a tua honra, e não entregues a cruéis os teus anos de vida;

Para que não farte a estranhos o teu esforço, e todo o fruto do teu trabalho vá parar em casa alheia;

E no fim venhas a gemer, no consumir-se da tua carne e do teu corpo.

E então digas: Como odiei a correção! e o meu coração desprezou a repreensão!

E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos meus mestres inclinei o meu ouvido!

No meio da congregação e da assembleia foi que eu me achei em quase todo o mal.

Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço.

Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?

Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo.

Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.

Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.

E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?"

A figura da mulher que traz maus ensinamentos também pode ser vista em Apocalipse 2:20 ("Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria") e, simbolicamente, em Mateus 13:33 ("Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado") - considerando que o fermento é manifestado de maneira negativa em muitos momentos da bíblia, como em Lucas 12:11 ("Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia"), Coríntios 5:6 ("Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?") e Gálatas 5:7-9 ("Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chamou. Um pouco de fermento leveda toda a massa") por exemplo.

A esposa fiel, porém, é figura dos que recebem a sabedoria vinda de Deus. A esposa em Apocalipse 19, que é a Igreja, veste-se de linho fino, porque "o linho fino são as justiças dos santos" (Apocalipse 19:8). A mulher má, que também aparece em Apocalipse 17:5 simbolizando Babilônia ("E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra"), até pode estar vestida com linho puro, mas não sendo tal linho as justiças dos santos, sua vestimenta rica será destruída, conforme diz Apocalipse 18:16 ("E dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata; e adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! porque numa hora foram assoladas tantas riquezas").

No fim deste capítulo de Provérbios, vemos tal fim para o ímpio, a sua destruição, por ter se negado a se vestir de justiça:

"Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele pesa todas as suas veredas.

Quanto ao ímpio, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido.

Ele morrerá, porque desavisadamente andou, e pelo excesso da sua loucura se perderá."

Algo interessante: o último versículo fala do "excesso da sua loucura". Talvez essa colocação esteja aqui para evidenciar que, como somos todos pecadores, a loucura nos é inerente - e, inclusive, "aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação" (1 Coríntios 1:21) - mas não dar ouvidos ao Senhor é o excesso na característica de ser louco, o que levará à perdição.

Considerando tudo isso, lembremos que somos a noiva fiel, se cremos em Deus e na salvação que há em Cristo Jesus. "E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida", conforme Apocalipse 22:17.

Até o próximo capítulo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário